ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO LOGÍSTICA


Os gerentes planejam todas as atividades da cadeia de suprimentos com base em uma estimativa de quando ocorrerá a venda final do produto ao consumidor, em um processo de integração do fornecedor ao cliente. Dessa forma, o planejamento é a base das decisões estratégicas da cadeia de suprimentos.

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003 (adaptado).

 

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir, acerca do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

 

I. As decisões relativas a uma cadeia de suprimentos devem ser segregadas por área funcional, pois essa medida possibilita melhores resultados às partes interessadas.

II. A empresa deve organizar-se em equipes compostas por membros de cada uma das funções interligadas, responsáveis pelo planejamento da cadeia de suprimentos.

III. No planejamento de uma cadeia de suprimentos, a estimativa da data da venda final do produto ao consumidor apoia a definição da necessidade de suprimento, a administração de materiais e a gestão da distribuição física.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e III, apenas


I e II, apenas


I, II e III


I, apenas


III, apenas

O treinamento de pessoas é visto pelas empresas como um instrumento para a melhoria dos indicadores de gestão das unidades, uma vez que, para as equipes apresentarem alto desempenho, os colaboradores têm de apresentar habilidades polivalentes. Esse é o motivo pelo qual a gestão dos recursos humanos, incluindo treinamento, é responsabilidade da própria unidade.

TACHIZAWA, T. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: FGV, 2015 (adaptado).

 

Uma empresa adota o conceito de gestão de pessoas descrito no texto na busca de estratégias para aumentar a quantidade de funcionários que participam de equipes para a análise de problemas de logística, visando a proposição e implantação de melhorias nos respectivos processos.

 

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, acerca de soluções a serem adotadas pela empresa para atingir seu objetivo.

 

I. Se a empresa ministrar treinamentos de ferramentas da qualidade, abrangendo colaboradores de vários níveis hierárquicos, promoverá a cultura da qualidade e fornecerá subsídios para projetos de melhoria de processos.

II. A promoção de visitas de benchmarking, ainda que não sejam do mesmo ramo de atuação da empresa, contribui para desenvolver novas ideias entre os participantes acerca de boas práticas de gestão e controle de processos.

III. Investir na especialização dos funcionários quanto à execução de determinada tarefa, identificando os que têm habilidades específicas, será uma forma eficaz de a empresa desenvolver as habilidades polivalentes nos que trabalham na área de logística.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e II, apenas


III, apenas


I, apenas


II e III, apenas


I, II e III

Uma empresa que está no mercado há quase quinze anos e que, durante esse tempo, vem atuando localmente e atendendo com agilidade seus clientes, é atualmente composta por quatro funcionários que se revezam nas diferentes tarefas do dia a dia. O diretor dessa empresa decidiu expandir sua área de atuação e quer implementar novos cargos e setores para suportar o aumento no volume de trabalho.

 

Com base nessa situação e nos conceitos que fundamentam a gestão de pessoas, avalie as afirmações a seguir.

 

I. Antes de tomar qualquer decisão, o diretor deve realizar um diagnóstico organizacional que inclua os pontos fortes e fracos da empresa, além das ameaças e oportunidades existentes.

II. O diretor deve estar atento a possíveis promoções internas de pessoas que não estejam de fato preparadas para as novas atribuições, o que ocorre quando os critérios de desempenho são obscuros ou por questões de urgência.

III. O diretor estará atuando de forma adequada para atingir os objetivos se planejar seu quadro de pessoal com base na descrição de cargos e respectivas atividades, ou baseandose em competências organizacionais e individuais.

IV. Para um planejamento de recursos humanos eficaz, o diretor deve dispor de um adequado Sistema de Informação Gerencial (SIG), ou seja, de um conjunto de bancos de dados interligados que permitam armazenar e oferecer informações necessárias aos vários processos desenvolvidos no departamento de recursos humanos da empresa.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e II, apenas


III e IV, apenas


II, III e IV, apenas


I, apenas


I, II, III e IV

A logística reversa pode ser conceituada como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2018 (adaptado).

 

Considerando o conceito de logística reversa e suas contribuições para os planos econômico e ambiental, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. As empresas, ao diminuírem os efeitos negativos que seus produtos ou atividades causam ao meio ambiente para atenderem à legislação ambiental, visam transmitir ao público uma imagem institucional de preocupação com o meio ambiente.

PORQUE

II. Na legislação ambiental se prevê, cada vez mais, que as empresas sejam responsáveis pelo produto do início ao fim de seu ciclo, e que atuem após a entrega desse produto ao destino final.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa


As asserções I e II são proposições falsas


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I

O posicionamento mercadológico com base em capacitação logística pode ter impactos substanciais nas margens de lucros, principalmente quando o valor agregado pela logística é relevante. No entanto, garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente, não é uma tarefa trivial se o objetivo é alta eficiência. Adicionar valor ao produto por meio da logística de distribuição pressupõe atender às expectativas de clientes ao menor custo possível. E esses esforços se estendem às relações interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, até se chegar ao consumidor final.

FLEURY, P. F.; LAVALLE, C. R. Avaliação do serviço de distribuição física: a relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista. Gestão e Produção, v. 4, n. 2, 1997 (adaptado).

 

Considerando esse contexto e as relações comerciais entre empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Diante das mudanças que vêm ocorrendo no ambiente econômico, verifica-se a tendência de se continuar privilegiando o serviço ao cliente.

PORQUE

II. Com o aumento da competitividade, que impulsiona a demanda de melhores serviços pelos clientes, as empresas estabelecem como um de seus objetivos principais a melhoria nos prazos de reposição dos estoques.

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I


As asserções I e II são proposições falsas


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

Considere a seguinte cadeia de suprimentos.

 

 

Nessa cadeia, o número 1 representa um software que visa aumento da velocidade de comunicação entre empresas, agiliza o processo de compras e que integra os fornecedores à empresa. O número 2 representa um software utilizado internamente na empresa para gestão de seu armazém; e o número 3, um software que pode ser utilizado para controle e gestão das entregas da indústria para seus distribuidores, que são grandes atacadistas.

 

Nesse contexto, os tipos de softwares usados para as situações 1, 2 e 3, respectivamente, são:

 


ERP (enterprise resource planning), MRP (material requirement planning) e WMS (warehouse management system).


MRP (material requirement planning), ERP (enterprise resource planning) e TMS (transport management system)


EDI (electronic data interchange), TMS (transport management system) e ERP (enterprise resource planning)


TMS (transport management system), EDI (eletronic data interchange) e WMS (warehouse management system)


EDI (electronic data interchange), WMS (warehouse management system) e TMS (transport management system)

Uma empresa fornecedora de serviços relativos à administração de materiais possui infraestrutura adequada para receber, armazenar, manusear, separar, conferir e expedir produtos, com rastreabilidade e excelente qualidade de atendimento para seus clientes, que compartilham o mesmo condomínio empresarial. Ela apresenta como principais características: armazéns dedicados e multiclientes; mais de 5 000 posições de paletes e estruturas de armazenagem flexíveis – porta-paletes convencional, drive-in, push-back, cantilever, estrutura cabideiro, flow-racks, mezaninos – ajustadas à necessidade dos clientes e dos itens. Porém, há alguns aspectos que geram limitações no seu processo operacional interno, tais como trânsito bidirecional, alto índice de turn over, turno único de serviço, não utilização de cross-docking, aproveitamento parcial da capacidade do palete.

Constatou-se que, nessa empresa, a taxa de utilização referente à capacidade operacional de armazenagem dos produtos estava em torno de 90% da capacidade total estimada no projeto inicial e que o mercado apontava para um crescimento médio de até 20% nos próximos 2 anos.

 

Considerando ações imediatas de curto prazo que seriam suficientes para atender a nova demanda projetada no que se refere à capacidade de armazenagem dessa empresa, avalie as afirmações a seguir.

 

I. Uma ação possível para atender a nova demanda seria a implementação de novo layout, aumentando em até 4% a capacidade de movimentação.

II. A otimização da utilização dos paletes representa ação para atender a nova demanda, resultando em aumento da capacidade de armazenagem em, no mínimo, 6%.

III. Uma ação no sentido de se atender a demanda é a aquisição de novos equipamentos de movimentação, resultando em redução do tempo de transporte interno em, no mínimo, 4%.

IV. Implementar atividades de cross-docking constitui ação para atender à demanda, resultando em redução de 9% nos itens armazenáveis.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I e IV


II e IV


I e III


II, III e IV


I, II e III

Com a concorrência internacional, a gestão da cadeia de suprimentos global vem tornando-se uma tarefa cada vez mais complexa e difícil de gerenciar do que uma cadeia de suprimento doméstica. A logística internacional contempla regras de comércio exterior e questões financeiras específicas de outros países, ao passo que a cadeia de suprimentos doméstica trata de projetos em um único país. Na cadeia de suprimentos global, a preocupação não é avaliar os custos e os lucros de uma única organização, mas os de todos os envolvidos nessa gestão — tarefa importante no planejamento estratégico das organizações.

BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimento – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).

 

Considerando essas informações bem como as ações necessárias ao planejamento de uma cadeia de suprimentos global voltada para a comercialização de produtos, avalie as afirmações a seguir.

I. Selecionar, em novos países, instalações adequadas as etapas de produção e de distribuição de produtos é importante no planejamento da referida cadeia, porque isso contribui para minimizar custos na aquisição de matérias-primas para a confecção do produto.

II. No planejamento de uma cadeia de suprimentos global, devem ser selecionadas para fechamento as instalações já existentes em países onde os recursos de mão de obra vem se tornando escassos.

III. Escolher fornecedores que ofereçam melhor qualidade e preço justo em produtos fabricados e armazenados é essencial a esse planejamento.

IV. A seleção de rotas pelas quais os produtos devem passar para chegar ao seu destino final é uma ação necessária ao planejamento de uma cadeia de suprimentos global, visto que tal medida diminui o lead time do transporte e os custos.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, III e IV, apenas


I, II e IV, apenas


I, II e III, apenas


II, III e IV, apenas


I, II, III e IV

O comakership, forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, é fundamentado em uma visão integrada da cadeia de suprimentos e aborda estratégias, políticas e aspectos operacionais relacionados à questão da qualidade, à escolha e avaliação de fornecedores e à logística, que promovem a competitividade global da cadeia. Portanto, quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.

MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 18, n. 39, 2012 (adaptado).

 

Nesse contexto, na perspectiva do comakership,

 


busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção


busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade


buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função


busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços


busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”

Um comprador que trabalha em uma fábrica de componentes de computador necessita atender a um pedido de 10 000 espaçadores — peças utilizadas em embalagens —, que poderão ser produzidos internamente ou comprados de um fornecedor que apresente a melhor proposta. Na tabela a seguir, mostram-se as condições que estão sob análise desse comprador.

 

    Opção              Custo fixo (R$/pedido)           Custo variável (R$/unidade)

Fabricar                          2.000,00                                           0,89

Comprar de A                1.500,00                                           1,05

Comprar de B                1.750,00                                           1,00

 

Nessa situação, o comprador deve optar por:

 


avaliar o custo total da operação de suprimentos e fabricar internamente


avaliar o custo total e comprar do fornecedor A


avaliar o custo total e comprar no menor custo fixo


avaliar o custo total e comprar do fornecedor B


avaliar o custo total e comprar no custo variável intermediário

Páginas: 123